Fundado em 13 de Janeiro de 1992, o GRUPO PELA VALORIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO, DIGNIDADE DO DOENTE DE AIDS, é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, gerida em 78% por pessoas portadoras do Vírus HIV/AIDS, sendo o restante do Grupo operacional, familiares de portadores ou voluntários (profissionais de Saúde). uma sala cedida pela Arquidiocese de Goiânia, no térreo do Edifício Don Abel. Hoje o grupo possui sede social situada em uma casa alugada, na rua 2 nº224 Centro - Goiânia.
Tendo em seu princípio de atuação em três áreas distintas:
I - Prevenção
II - Intervenção
III - Assistência ( Cestas-Básicas: Familiar, Infantil e Recém-Nascido ).
Prevendo o avanço da infecção na camada mais jovem e sobre tudo mais pobre da população, o Grupo se manteve fiel a seus princípios, até mesmo pela falta de esperança da época ( 91 a 95 ), onde a morte era uma sentença e a esperança, um sonho distante.
Frente à morte inevitável e cruel em sua evolução não se pensava no portador e sim na população que deveria ser protegida. Muitas perdas e muitas dores se somaram aos esforços da busca do direito da Cidadania e combate a discriminação.
A dor era o nato e da coragem, ocupamos ruas, casas de leis e até invasão do HDT em 1996. Quando chegamos a marca de 14 óbitos semanais no mais cruel abandono. Quando no mundo já se discutia novas terapias e perspectivas de longevidade com a Saúde.
Após um estudo de seis meses sobre os canais vicinais do inimigo - Aids - e quais seriam suas maiores vítimas, criaram o programa de Assistência dirigido à mulher e a criança. Para o Grupo Pela Vidda foi uma opção difícil, porém necessária, pois não era possível atender a todos os necessitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário