sábado, 13 de agosto de 2011

Arte: alívio para a dor

Existe uma frase popular que diz que é na dor que o indivíduo se fortalece. O Grupo Pela Vidda coloca em prática esse ditado por meio dos projetos, onde os voluntários ensinam o artesanato e a pintura para as pessoas que buscam ajuda. A arte expressa a força, inteligência e especialmente a criatividade de cada pessoa envolvida no projeto.
O trabalho voluntário proporciona uma das maiores e melhores experiências para as pessoas. Afinal, o trabalho social tem o poder de atingir o interior das pessoas e possibilita uma visão além do nosso redor e uma grande evolução aos seres humanos.
Foto: Danila Lina
Diante de momentos difíceis, os artesanatos e as pinturas fazem grandes transformações. É impossível não perceber a dor e tristeza expressas nas pinturas dos quadros que são os destaques nas paredes da sede do grupo. Entretanto, a maior surpresa está na força para lutar, que também está expressa nos quadros, para dominar o sentimento de dor.
Os trabalhos realizados com delicadeza são a alegria dos voluntários, que realizam projetos em prol da qualidade de vida das pessoas envolvidas.
O respeito ao próximo é a primeira lição que os voluntários do grupo transmitem. Por meio de reuniões as pessoas discutem sobre assuntos que auxiliam nas tomadas de decisões e soluções para uma vida melhor. A alegria é contagiante e acima de tudo é evidente a união entre os participantes.
A realidade é cruel e assustadora para os portadores do vírus HIV/AIDS, pois enfrentam muitos preconceitos. Porém, existe outra realidade, que muitos não conhecem. É que os soropositivos são pessoas normais como todas as demais. O que proporciona o maior sofrimento é a falta de informação a respeito, e o preconceito dessas pessoas. É evidente que a exigência de cuidados são maiores para os soropositivos, afinal é necessário ter atenção com a alimentação e remédios. Entretanto, isto não significa que são diferentes. Afinal os soropositivos nunca deixaram de ser humanos. Eles merecem acima de tudo compreensão e companheirismo de pessoas, assim como os voluntários do Grupo Pela Vidda, que realiza um trabalho digno com objetivos de proporcionar momentos felizes às pessoas envolvidas nos projetos. (Danila Lina dos Anjos, jornalista)

Publicado no Jornal Pela Vidda – junho de 2011.

Um comentário:

  1. O Grupo Pela Vidda realiza trabalhos voluntários em prol das pessoas - da vida. O trabalho é digno de muito reconhecimento.
    Parabéns à todos os voluntários do Grupo Pela Vidda!

    ResponderExcluir